CURSO DE Graduação

Ciências Contábeis

  • Modalidade: Bacharelado
  • Carga Horária: 3.000 horas
  • Duração do Curso: 8 semestres
  • Turno: Noturno
  • E-mail: 0045.danielasanjuan@cnec.br

PERFIL

Profissionais com capacidade de análise e interpretação do contexto da realidade em que atuam, para a tomada de decisões voltadas à obtenção de melhores resultados. O Curso de Ciências Contábeis do IFES tem o compromisso de formar profissionais comprometidos com a sociedade e com o meio profissional através de uma matriz curricular que valoriza as competências técnicas aliadas à responsabilidade profissional e social como valores norteadores da profissão.

OBJETIVO

O curso de Ciências Contábeis do IFES tem como objetivo preparar profissionais para atuarem em funções na área econômica, financeira e patrimonial de organizações públicas e privadas. Propõe-se a suprir a necessidade do mercado, cada vez mais competitivo, formando um profissional com conhecimento teórico e aplicado na contabilidade, preparado para contribuir com o planejamento e com o controle gerencial visando alcançar os objetivos da organização.

O mercado para o profissional de contabilidade é muito amplo, abrange várias áreas e proporciona diversas oportunidades de atuação, como: auditoria interna e externa, contabilidade fiscal, contabilidade pública, contabilidade de custos, contabilidade gerencial, perícia contábil, contabilidade financeira, análise econômico-financeira (de crédito, de desempenho e de investimentos), avaliação de projetos, empreendedorismo contábil, consultoria, etc. Há também novas áreas de atuação que estão se desenvolvendo cotidianamente, como contabilidade atuarial, contabilidade ambiental, contabilidade do terceiro setor, contabilidade da construção civil, entre outras.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

Em consonância com o Regimento do IFES, o aproveitamento acadêmico é avaliado mediante acompanhamento contínuo, tendo em vista os conhecimentos adquiridos, a construção das competências e o envolvimento no processo de formação. Assim, considerando a capacidade de apreender, a busca de informações necessárias à atuação profissional e as competências na utilização da aprendizagem desenvolvida na solução de situações-problema relacionadas com o exercício da profissão, é fundamental o crescimento demonstrado pelo aluno no processo de sua formação.

A avaliação funciona como um dos instrumentos para que o professor possa identificar especificidades e necessidades de formação (função diagnóstica) e empreender o esforço necessário para realizar sua parcela de investimento no próprio desenvolvimento profissional (função somativa).

Diante o exposto, o processo de avaliação do IFES está centrado nas atividades curriculares, avaliações curriculares, avaliações parciais I e II, trabalhos em grupos, seminários, trabalhos interdisciplinares, provas interdisciplinares, estudos de caso, entre outros.

 


Matriz Curricular 2016

Matriz Curricular 2012

EDITAL PROCESSO SELETIVO 20162


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