CURSO DE Graduação

Pedagogia

  • Modalidade: Licenciatura
  • Carga Horária: 3.200 horas
  • Duração do Curso: 8 semestres
  • Turno: Noturno
  • E-mail: 0045.carlosnascimento@cnec.br

PERFIL

Ao final do curso, o profissional deverá estar apto a exercer adequadamente as suas funções segundo a proposta ética e filosófica da Instituição (PDI) e ser conhecedor do seu papel de organizador da transformação pessoal e social e de suas responsabilidades para com as pessoas com quem irá interagir.

Por conseguinte e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o egresso deverá estar apto a:

  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não escolares, para a promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros, sobre: alunos e alunas e a realidade sociocultural em que eles desenvolvem suas experiências não escolares; processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; propostas curriculares; e organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

OBJETIVO

O curso de Pedagogia do IFES tem como objetivo geral formar o Pedagogo como profissional da educação para atuar como docente na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como na organização e gestão de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas e na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional em contextos escolares e não escolares.
Os objetivos específicos da Faculdade são os seguintes:

  • Capacitar o egresso a orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos estudantes, para que ele comprometa-se com o sucesso dos educandos e respeite a sua diversidade.
  • Estimular a elaboração e execução de projetos para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares, com a utilização de novas metodologias, estratégias e materiais de apoio.
  • Instigar as práticas que levem a investigar, questionar, pesquisar, construir hipóteses, compreender, raciocinar logicamente, comparar, estabelecer relações, inferir e generalizar, adquirir confiança na própria capacidade de pensar e encontrar soluções.
  • Favorecer o desenvolvimento de atitudes de formação continuada, isto é, a capacidade de "aprender a aprender" em toda a vida, e a adoção de práticas contemporâneas em educação que permitam a ação-reflexão sobre a realidade.
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.
  • Oferecer condições para construção dos conhecimentos, das habilidades e das competências necessárias ao desenvolvimento das atividades docentes.
  • Pautar as experiências educativas em princípios que contemplem os valores de igualdade, solidariedade, cidadania e responsabilidade.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

Em consonância com o Regimento do IFES, o aproveitamento acadêmico é avaliado mediante acompanhamento contínuo, tendo em vista os conhecimentos adquiridos, a construção das competências e o envolvimento no processo de formação. Assim, considerando a capacidade de apreender, a busca de informações necessárias à atuação profissional e as competências na utilização da aprendizagem desenvolvida na solução de situações-problema relacionadas com o exercício da profissão, é fundamental o crescimento demonstrado pelo aluno no processo de sua formação.

A avaliação funciona como um dos instrumentos para que o professor possa identificar especificidades e necessidades de formação (função diagnóstica) e empreender o esforço necessário para realizar sua parcela de investimento no próprio desenvolvimento profissional (função somativa).

Diante o exposto, o processo de avaliação do IFES está centrado nas atividades curriculares, avaliações curriculares, avaliações parciais I e II, trabalhos em grupos, seminários, trabalhos interdisciplinares, provas interdisciplinares, estudos de caso, entre outros.

 


Matriz Currícular 2016

Matriz Curricular 2012

PROCESSO SELETIVO 20162


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